6 de jan de 2016

// //

Aplicativo Dicionário Naval - Review

Eu trabalho analisando planos e documentos técnicos, e o resultado disso é um relatório com exigências a serem corrigidas. Utilizar as nomenclaturas navais, para cada elemento, principalmente em planos estruturais, pode facilitar a localização de um perfil específico, como uma sicorda, por exemplo. É mais fácil localizar uma cantoneira com a sua denominação naval do que procurar de forma bruta em toda a estrutura metálica.

Os termos navais são bastante extensos. Para exemplificar, vou compartilhar o que eu ouvi de um professor, na época da faculdade: "Na Engenharia Naval é tudo mais complicado. Cada elemento estrutural possui um nome. Na mecânica um perfil é apenas um perfil. Na naval pode ser uma longarina, prumo, sicorda, etc..."

Há algumas semanas eu ouvi em algum jornal, enquanto passava em frente à tv, sobre um aplicativo denominado "Dicionário Naval", produzido por um universitário do Amazonas. Eu já presenciei diversos casos de problemas de comunicação, entre profissionais, oriundos da interpretação divergente dessas nomenclaturas. É nesse sentido que um aplicativo como este pode ajudar.

Vamos à análise do aplicativo

 Para este review, eu utilizei um tablet com android na versão 4.1.2.

Primeiramente, eu pesquisei sobre o aplicativo no google. Para quem quiser saber mais, os três primeiros resultados foram:

G1 - No AM, universitário de 19 anos cria aplicativo de ...
g1.globo.com/am/amazonas/.../no-am-universitario-de-19-anos-cria-apli...
13/11/2015 - No AM, universitário de 19 anos cria aplicativo de Dicionário Naval. Paulo Brilhante é aluno da Universidade do Estado do Amazonas.

Universitário cria aplicativo de Dicionário Naval para ...
www.portaldoholanda.com.br/amazonas/universitario-cria-aplicativo-de-...
Amazonas. ​Universitário cria aplicativo de Dicionário Naval para dispositivos móveis. Portal do Holanda. Postado em 12/11/2015 às 20h04 ...

Universitário de 19 anos cria aplicativo de Dicionário Naval
www.defesaaereanaval.com.br/universitario-de-19-anos-cria-aplicativo-d...
15/11/2015 - Um estudante de 19 anos, do curso de Engenharia Naval da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), desenvolveu um aplicativo de ...


No Play Store não foi difícil localizar o App, já que não são muitas opções.


Antes de instalar, verifiquei a opinião de outros usuários. Todos deram notas altas ao aplicativo. Os comentários são bem animadores. Como podemos observar na imagem acima, o número de downloads ainda é baixo, no entanto, pude instalar o app com muita confiança.


A página inicial do app é simples e possui apenas sua logo com três botões abaixo. Isso é ótimo. Interface limpa e objetiva. Aqui podemos ir direto à pesquisa, sugerir uma nova palavra ou atualizar o banco de dados.


A página da busca nos lista, sem que tenhamos digitado nada, todas as palavras existentes no dicionário. Isso foi bem pensado. Dessa forma, pode-se utilizar o dicionário para estudo da nomenclatura, sem ter, necessariamente, alguma duvida conceitual.


Busquei a palavra "escantilhão" e obtive o resultado de forma rápida e prática. Além do conceito, também é exibido uma imagem como exemplo e as referências das informações. Outro recurso legal é podermos editar o conceito, caso o consideremos errado, incompleto ou inadequado.


O Dicionário Naval, criado pelos alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), é um aplicativo que cumpre o que promete, de forma simples, rápida e prática. Conta com recursos de edição do conteúdo, além da possibilidade do usuário poder enriquecer o dicionário acrescentando, por conta própria, um termo novo. Vale a pena.

0 comentários:

Postar um comentário