14 de mar de 2016

// //

Navios: acidentes incríveis!

Os navios podem ter dimensões colossais. Uma quantidade inimaginável de estruturas em aço. Mas o que acontece quando algo dá errado?
Às vezes a força da natureza resolve mostrar o quanto somos irrelevantes perante a sua vontade. Outras, um erro banal de um condutor pode pôr tudo a perder.
De qualquer forma, esses grandes acidentes são intrigantes e aguçam aquela que é umas características mais marcantes do ser humano: a curiosidade!
[fonte da imagem: http://terra.com.br]

Navio se parte em dois

O navio Rena encalhou em um coral na costa da Nova Zelândia em 5 de outubro de 2011. Após três meses, sua estrutura, nessas condições, não suportou uma tempestade com ondas de 6 metros de altura e partiu-se em dois.
Saiba mais: Terra, Veja, Band, G1.


Desfecho

O acidente, considerado o pior desastre ambiental da história do país, provocou o vazamento de 400 toneladas de combustível no recife de Astrolabe, nas proximidades de Tauranga. Pelo menos 2 mil aves morreram como consequência do vazamento.
O capitão Mauro Balomaga e o navegador Leonil Relon, ambos das Filipinas, assumiram a culpa pelas acusações de terem operado o navio MV Rena de forma perigosa. Ambos foram condenados a sete meses de prisão.
Fonte: Terra.

Cargueiro aderna e fica à deriva

O navio Modern Express, de bandeira panamenha, com 164 metros de comprimento e transportando uma carga de 3.600 toneladas de madeira e máquinas, começou a tombar no dia 26 de janeiro de 2016. Todos os 22 tripulantes foram resgatados por um helicóptero após um chamado de emergência.
Saiba mais: BBC, UOL, G1.


Desfecho

Em 01 de fevereiro de 2016, a França consegue rebocar o cargueiro à deriva que ameaçava atingir a costa do país. A operação de resgate da embarcação foi concluída, com sucesso, no dia 03 de fevereiro. O navio foi rebocado até o porto Bilbau no norte de Espanha, pelo rebocador Centaurus, à velocidade de três nós.
Fonte: UOL, Euronews.

0 comentários:

Postar um comentário